Exibindo: 24 RESULTADOS

Panela

O objeto conhecido como Ewejo Kana, na linguagem Waurá, configura-se como uma panela de cerâmica zoomorfa, no formato do animal jaburu, do tipo alguidariforme, em forma alguidar, larga, rasa e oval. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta os seus motivos ornamentais na cor marrom.

Panela

O objeto conhecido como Ewejo Kana, na linguagem Waurá, configura-se como uma panela de cerâmica zoomorfa, no formato da ave beija-flor, do tipo alguidariforme, em forma alguidar, larga, rasa e oval. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa está tingida de vermelho, além de apresentar motivos ornamentais na cor negra sobre o fundo natural.

Potinho

O objeto conhecido como Mutsukuritãetsãi, configura-se como sendo um potinho com tampa, usado para armazenamento de água. É uma vasilha de cerâmica de bocal largo e tamanho proporcionalmente avantajado, assumindo como uma cerâmica utilitária. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima; ainda que se configure como uma típica peça de arte turística de péssima qualidade. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, incluindo as bordas, enquanto que na parte externa apresenta-se na cor vermelha.

Bastão

O bastão da Máscara Apsa Filha, configura-se como parte de um equipamento de cerimônia de aspiração do ser sobrenatural Apasa, representante do mito apapaatai, que leva as almas dos mortos. O objeto apresenta-se como um caule de madeira em sentido retilíneo, inteiramente tingido pelo pigmento vermelho.

Panelinha

O objeto conhecido como Tukujé, na língua Waurá, configura-se como uma panelinha zoomorfa, no formato da ave pomba com asas assimétricas de uso infantil. É uma vasilha de cerâmica, proporcionalmente larga e funda, desprovida de tampa, em forma ovalada, assumindo-se como uma panela do tipo alguidariforme. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que o seu exterior apresenta-se na cor vermelha. Esta panelinha faz parte de um conjunto de três peças: XI 113 e XI 115.

Panela

O objeto conhecido como Ewejo Kana, na linguagem Waurá, configura-se como uma panela de cerâmica zoomorfa, no formato do animal sanguessuga, do tipo alguidariforme, em forma alguidar, larga, rasa e oval. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta os seus motivos ornamentais na cor marrom.

Panela

O objeto conhecido como Ewejo Kana, na linguagem Waurá, configura-se como uma panela de cerâmica zoomorfa, no formato do animal ariranha, do tipo alguidariforme, em forma alguidar, larga, rasa e oval. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta os seus motivos ornamentais na cor marrom.

Bastão

O bastão da Máscara Apsa Apai, configura-se como parte de um equipamento de cerimônia de aspiração do ser sobrenatural Apasa, representante do mito apapaatai, que leva as almas dos mortos. O objeto apresenta-se como um caule de madeira em sentido retilíneo, inteiramente tingido pelo pigmento vermelho.

Escarificador

O objeto conhecido como Yuma Piuala na língua Waurá, configura-se como um objeto de toucador, também denominado de Sarjador, utilizado para de sangrar a pele e fortalecer o corpo. O objeto apresenta-se por um pedaço de madeira alongada e de diâmetro pequeno; provido de uma série de pequenos e agudos dentes do peixe cachorra, encravados junto à extremidade considerada superior e fixados atrás por meio de um grosso cordão de algodão – decorado com pigmento vermelho em formas geométricas – que volteia os dentes e a parte superior da madeira, tingida de vermelho. O objeto apresenta ainda, na parte superior, envolta no cordão, passando por detrás da arcada dentária do peixe, e com suas extremidades aparentes nas duas laterais do objeto; fios de buriti. Os motivos gráficos e ornamentais deste objeto são denominados de kulupiene entre os waurá.

Panela

O objeto conhecido como Weu Kana, na linguagem Waurá, configura-se como uma panela de cerâmica zoomorfa, no formato do inseto escaravelho, do tipo alguidariforme, em forma alguidar, larga, rasa e oval. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta os seus motivos ornamentais na cor marrom.