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Máscara cara-de-macaco

O objeto caracteriza-se por ser uma peça usada em rituais, sendo uma indumentária ritual de dança. Foi elaborada conforme a técnica de modelagem trançada representando o macaco, o qual tem a cara plana quadrada, modelada em cera negra. Tem dentes de piranha. O corpo é constituído de armação de fasquias de nervura da folha do buriti presas entre si mediante trançado torcido semi-rígido. As fasquias são enfeixadas em espiral para formar o rabo. Toda a peça é coberta de algodão não fiado, dando a ideia de carne e couro revestindo o esqueleto. Do aro terminal pende uma cortina de franjas que cobre o rosto do portador.

Máscara cara-de-macaco

O objeto caracteriza-se por ser uma peça usada em rituais, sendo uma indumentária ritual de dança. Foi elaborada conforme a técnica de modelagem trançada representando o macaco, o qual tem a cara plana quadrada, modelada em cera negra. Tem dentes de piranha. O corpo é constituído de armação de fasquias de nervura da folha do buriti presas entre si mediante trançado torcido semi-rígido. As fasquias são enfeixadas em espiral para formar o rabo. Toda a peça é coberta de algodão não fiado, dando a ideia de carne e couro revestindo o esqueleto. Do aro terminal pende uma cortina de franjas que cobre o rosto do portador.

Coroa trançada

O objeto é um tipo específico de cocar, de forma circular, de pouca altura que cinge a cabeça, servindo e usado como adorno como também para suporte para adornos plumários (tiaras, diademas horizontais..). É feito com palha, sendo que a técnica utilizada foi a do trançado, do tipo sarjado. O objeto demonstra a sua trama disposta nos sentidos reto e oblíquo, produzindo um efeito diagonal ao perpassar dos elementos da sua urdidura, dando lugar ao aparecimento de desenhos geométricos produzidos pelas listras na cor preta (produzida pela pintura) alternadas por intervalos de palha. A pintura está como recurso decorativo. Nas bordas o cordão (fibra de algodão) está dando acabamento para fixar a trama de palha, e no corpo da coroa está como um artifício, servindo como anteparo para que a trama permaneça apertada.

Coroa trançada

O objeto é um tipo específico de cocar, de forma circular, de pouca altura que cinge a cabeça, servindo e usado como adorno como também para suporte para adornos plumários (tiaras, diademas horizontais..). É feito com palha, sendo que a técnica utilizada foi a do trançado, do tipo sarjado. O objeto demonstra a sua trama disposta nos sentidos reto e oblíquo, produzindo um efeito diagonal ao perpassar dos elementos da sua urdidura, dando lugar ao aparecimento de desenhos geométricos produzidos pelas listras na cor preta (produzida pela pintura) alternadas por intervalos de palha. A pintura está como recurso decorativo. Nas bordas o cordão (fibra de algodão) está dando acabamento para fixar a trama de palha, e no corpo da coroa está como um artifício, servindo como anteparo para que a trama permaneça apertada.

Coroa trançada

O objeto é um tipo específico de cocar, de forma circular, de pouca altura que cinge a cabeça, servindo e usado como adorno como também para suporte para adornos plumários (tiaras, diademas horizontais..). É feito com palha, sendo que a técnica utilizada foi a do trançado, do tipo sarjado. O objeto demonstra a sua trama disposta nos sentidos reto e oblíquo, produzindo um efeito diagonal ao perpassar dos elementos da sua urdidura, dando lugar ao aparecimento de desenhos geométricos produzidos pelas listras na cor preta (produzida pela pintura) alternadas por intervalos de palha. A pintura está como recurso decorativo. Nas bordas o cordão (fibra de algodão) está dando acabamento para fixar a trama de palha, e no corpo da coroa está como um artifício, servindo como anteparo para que a trama permaneça apertada.

Coroa trançada

O objeto é usado como adorno e também para suporte para adornos plumários (tiaras, diademas horizontais..) É feito com palha, sendo que a técnica utilizada foi a do trançado do tipo sarjado. O objeto demonstra a sua trama disposta nos sentidos reto e oblíquo, produzindo um efeito diagonal ao perpassar dos elementos da sua urdidura, dando lugar ao aparecimento de desenhos geométricos produzidos pelas listas na cor preta (produzida pela pintura) alternados por intervalos de palha.