Exibindo: 35 RESULTADOS

Borduna circular lisa

O objeto é uma arma contundente de choque, é de madeira pesada e de secção reta transversal circular, alisada na superfície externa. Foi elaborada segundo a técnica do entalhe. No seu cabo apresenta um sulco de mais ou menos dois centímetros localizado no segmento superior, e de diâmetro maior do que o cinto de separação, que tem fixo um trançado do tipo sarjado, correndo a trama em sentido reto, embora o resultado seja em listras diagonais na cor preta, e também considerado como recurso decorativo. O corpo da arma e sua extremidade basal apresentam-se também com a madeira alisada e sem recursos decorativos.

Suporte para cabaça

O objeto caracteriza-se por ser em forma de ampulheta feito de flechas de bambu unidos entre si a várias alturas, elaborado por trançado torcido. Serve de suporte para cuias, cabaças, panelas de cerâmica, sendo então um objeto para uso e conforto doméstico. Como recurso decorativo, apresenta no centro do objeto, uma faixa de fibra de algodão (cordão) com pintura de grafismo na cor preta.

Máscara cara-de-macaco

O objeto caracteriza-se por ser uma peça usada em rituais, sendo uma indumentária ritual de dança. Foi elaborada conforme a técnica de modelagem trançada representando o macaco, o qual tem a cara plana quadrada, modelada em cera negra. Tem dentes de piranha. O corpo é constituído de armação de fasquias de nervura da folha do buriti presas entre si mediante trançado torcido semi-rígido. As fasquias são enfeixadas em espiral para formar o rabo. Toda a peça é coberta de algodão não fiado, dando a ideia de carne e couro revestindo o esqueleto. Do aro terminal pende uma cortina de franjas que cobre o rosto do portador.

Arco

O objeto caracteriza-se por ser uma peça do tipo arma de arremesso complexa, e especificamente é um arco côncavo-convexo e de definição: é um arco que apresenta sua forma côncova-convexa quando visto em corte transversal. A concavidade interna aprofunda-se, às vezes, formando um sulco. Foi elaborada conforme a técnica do entalhe e apresenta sua superfície alisada. As extremidades tem sua forma mais afinada, devido a finalidade de fixar a corda (fibra vegetal), tais extremidades são chamadas de ombro do arco. O arco é uma arma com a qual se atiram flechas. O objeto não apresenta recurso decorativo e a madeira que foi feito o arco é de cor clara.

Alça da bolsa

O objeto caracteriza-se por ser uma alça tecida. Foi elaborada conforme a técnica do entretorcido compacto que é a montagem das carreiras da trama entretorcida pegadas umas às outras, produzindo um tecido com trama aparente. Como recurso decorativo cita-se o colorido ocasionado pois a trama tem elementos nas cores verde claro e lilás alternados. Nas duas extremidades da alça, tem-se três feixes dos elementos entrançados e a presença de franjas como prolongamento desses feixes entrançados.

Borduna

O objeto é uma arma contundente de choque, é de madeira dura, cuja metade inferior apresenta secção reta de forma ovalada, alisada na superfície externa. Foi elaborada segundo a técnica do entalhe. O cabo e o corpo da arma não apresentam recursos decorativos. O cinto de separação tem um recurso decorativo de trançado sarjado, com trama correndo em sentido reto, embora com resultado de listras diagonais na cor preta. A extremidade basal é de forma arredondada.

Colar

O objeto caracteriza-se por ser uma peça que pende-se sobre a nuca. Foi elaborado segundo a técnica de amarração, um tipo de técnica básica de fixação, em sentido horizontal sobre um cordel-amarrilho, que os entrepassa por cordel-base. A fixação dos pedaços de conchas, são perfurados e por eles passam um cordel-amarrilho, que os entrepassa por meio de nó simples, que é dado pelo cordel-amarrilho que passa por detrás dos pedaços dobrado sobre o cordel-base, sendo que a ponta solta é introduzida na laçada antes de abranger o pedaço seguinte. É composto por cento e quinze pedaços de conchas de tom metalizado. Como recurso decorativo tem dois pingentes formados, cada um, por um conjunto de dois “canudinhos” e duas sementes nas cores vermelha e preta. Para prender o objeto atrás da nuca, a peça apresenta franjas nas suas extremidades formadas cada uma por, dezessete cordéis, elaborados pela torção em “S” e com nós nas suas extremidades.

Borduna ovalada

O objeto é uma arma contundente de choque, é de madeira dura, cuja metade inferior apresenta secção reta de forma ovalada, alisada na superfície externa. Foi elaborada segundo a técnica do entalhe. O cabo e o corpo da arma, não apresentam recursos decorativos. O cinto de separação tem um recurso decorativo de trançado sarjado, com trama correndo em sentido reto, embora com resultado de listras diagonais na cor preta. A extremidade basal é de forma arredondada.

Borduna ovalada

O objeto é uma arma contundente de choque, é de madeira dura, cuja metade inferior apresenta secção reta de forma ovalada, alisada na superfície externa. Foi elaborada segundo a técnica do entalhe. O cabo e o corpo da arma não apresentam recursos decorativos. O cinto de separação tem um recurso decorativo de palha. A extremidade basal é de forma arredondada.

Colar

O objeto caracteriza-se por ser um cordel que pende-se sobre a nuca. Foi elaborado segundo a técnica de passamanaria, que é uma técnica de entrançar, cujo procedimento destina-se a formar a partir de quatro fios cruzados diagonalmente. O cordão é na cor crua (bege bem claro) e tem como recurso decorativo um dente de animal que está preso ao cordão por resina.