Exibindo: 624 RESULTADOS

Panela

O objeto conhecido como Ewejo Kana, na linguagem Waurá, configura-se como uma panela de cerâmica zoomorfa, no formato do animal jaburu, do tipo alguidariforme, em forma alguidar, larga, rasa e oval. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta os seus motivos ornamentais na cor marrom.

Panela

O objeto conhecido como Ewejo Kana, na linguagem Waurá, configura-se como uma panela de cerâmica zoomorfa, no formato da ave beija-flor, do tipo alguidariforme, em forma alguidar, larga, rasa e oval. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa está tingida de vermelho, além de apresentar motivos ornamentais na cor negra sobre o fundo natural.

Panela

O objeto conhecido como Akna Kene, na língua Waurá, configura-se como uma panela de cerâmica zoomorfa, no formato da ave gavião tesoura de duas cabeças, do tipo alguidariforme, em forma alguidar, larga, rasa e ovalada. Manufaturada de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta seu interior tingido de negro, enquanto que o seu exterior apresenta motivos gráficos e ornamentais nas cores negra e vermelha.

Flecha

O objeto caracteriza-se por ser uma rama perfurante usada como projétil do arco. Constitui-se de uma ponta de madeira aguçada e endurecida ao fogo, carecendo de vareta (talisca de bambu) com aproximadamente um centímetro de diâmetro. Como recurso decorativo, próximo das extremidades da talisca, há a presença de palha contornando-a. Foi elaborada segundo a técnica de montagem. Caracteriza-se por ser um armamento destinado à caça de pequenos animais.

Banco Ornitoformo

O objeto foi talhado em um só bloco de madeira, representando um animal bípede, da categoria das aves, levemente ovalado, tendo como base dois trilhos sem prolongamentos. O assento termina nas duas extremidades com duas cabeças e um rabo. Como recurso decorativo, tem a presença de pinturas na cor preta do tipo grafismo. Pode também ser considerado como decorações a própria forma do objeto.

Máscara

O objeto conhecido como Eiusi Eneja Ytewo na língua waurá, configura-se como uma máscara xinguana de perereca fêmea nas cores preto e vermelho, caracterizada por uma moldura oval de madeira roliça, servindo de “bastidor” para tecer, com fios de algodão, a cara da máscara. Sobre o tecido foram pintados motivos gráficos e ornamentais, representante do mito Apapaatai, mantendo interfaces com o sistema de cura xamânica, denominados de Kulupiene além de representados os olhos protuberantes e a boca de mandíbula de piranha de onde parte uma espécie de borla de algodão decorado. É guarnecida de franja de buriti, para ocultar o rosto. A figuração dos quatro membros foi feita de galhos recobertos de fios tingidos de algodão.

Cachimbo

Aparelho de fumador feito de barro; em cor natural marrom; compõe-se de um fornilho onde se coloca diversos tipos de estimulantes psicoativadores e narcotizantes usado para consumo, como o tabaco, e de um aspirador; possui forma cônica com abertura do fornilho grande, terminando em um pequeno orifício, o aspirador.

Propulsor

O objeto configura-se como uma tabuleta de madeira talhada em forma de ampulheta com um furo na parte mediana, afinando na sua parte distal (próximo à ponta) e prolongando-se em vara que termina com um gancho. O furo serve para introduzir o indicador que facilita o arremesso do dardo. É uma arma de arremesso do tipo complexa, que atira o dardo e por isso, é denominado de propulsor de dardo. O objeto apresenta o acabamento da sua feito de linha de algodão na cor natural. O propulsor está caindo em desuso em um momento em que a festa do Yawari começa a ter mudanças: para não machucar os participantes da festa eles estão preferindo lançar os dardos com a mão ao invés de usar o propulsor.

Panelinha

O objeto conhecido como Tukujé, na língua Waurá, configura-se como uma panelinha zoomorfa, no formato da ave pomba com asas assimétricas de uso infantil. É uma vasilha de cerâmica, proporcionalmente larga e funda, desprovida de tampa, em forma ovalada, assumindo-se como uma panela do tipo alguidariforme. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que o seu exterior apresenta-se na cor vermelha. Esta panelinha faz parte de um conjunto de três peças: XI 113 e XI 114.