O objeto conhecido como Ewejo Kana, na linguagem Waurá, configura-se como uma panela de cerâmica zoomorfa, no formato do animal jaburu, do tipo alguidariforme, em forma alguidar, larga, rasa e oval. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta os seus motivos ornamentais na cor marrom.
Servir alimentos
Panela
O objeto conhecido como Ewejo Kana, na linguagem Waurá, configura-se como uma panela de cerâmica zoomorfa, no formato da ave beija-flor, do tipo alguidariforme, em forma alguidar, larga, rasa e oval. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa está tingida de vermelho, além de apresentar motivos ornamentais na cor negra sobre o fundo natural.
Panelinha
O objeto conhecido como Tukujé, na língua Waurá, configura-se como uma panelinha zoomorfa, no formato da ave pomba com asas assimétricas de uso infantil. É uma vasilha de cerâmica, proporcionalmente larga e funda, desprovida de tampa, em forma ovalada, assumindo-se como uma panela do tipo alguidariforme. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que o seu exterior apresenta-se na cor vermelha. Esta panelinha faz parte de um conjunto de três peças: XI 113 e XI 114.
Panela
O objeto conhecido como Ewejo Kana, na linguagem Waurá, configura-se como uma panela de cerâmica zoomorfa, no formato do mamífero macaco preto, do tipo alguidariforme, em forma alguidar, larga, rasa e oval. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta os seus motivos ornamentais na cor marrom.
Panela
O objeto conhecido como Yerupohokana na linguagem Waurá, configura-se como uma panela de cerâmica zoomorfa, do tipo alguidariforme, em forma alguidar, larga, rasa e oval. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta os seus motivos ornamentais nas cores marrom e negra.
Panelinha
O objeto conhecido como Tukujé, na língua Waurá, configura-se como uma panelinha zoomorfa, no formato da ave pomba com asas assimétricas de uso infantil. É uma vasilha de cerâmica, proporcionalmente larga e funda, desprovida de tampa, em forma ovalada, assumindo-se como uma panela do tipo alguidariforme. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que o seu exterior apresenta-se na cor vermelha. Esta panelinha faz parte de um conjunto de três peças: XI 113 e XI 115.
Panela
O objeto conhecido como Ewejo Kana, na linguagem Waurá, configura-se como uma panela de cerâmica zoomorfa, no formato do animal sanguessuga, do tipo alguidariforme, em forma alguidar, larga, rasa e oval. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta os seus motivos ornamentais na cor marrom.
Panela
O objeto conhecido como Ewejo Kana, na linguagem Waurá, configura-se como uma panela do tipo alguidariforme, em forma alguidar, larga, rasa e oval. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta os seus motivos ornamentais na cor marrom.
Panela
O objeto conhecido como Ewejo Kana, na linguagem Waurá, configura-se como uma panela de cerâmica zoomorfa, no formato do animal ariranha, do tipo alguidariforme, em forma alguidar, larga, rasa e oval. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta os seus motivos ornamentais na cor marrom.
Panelinha cinzeiro
O objeto conhecido Mutsukuritãetsãi, configura-se como sendo uma panelinha cinzeiro, muito pequena usada comer peixe individualmente, pertencendo normalmente a criança e adolescentes. É uma vasilha de cerâmica em forma de gamela, baixa, atarracada, com o diâmetro da borda aproximadamente igual ao da base. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima, ainda que se configure como uma típica peça de arte turística de péssima qualidade. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta-se motivos gráficos e ornamentais na cor negra sobre o fundo natural, conhecidos como Kupato, imitswene pala palala.