Exibindo: 3 RESULTADOS

Chocalho

Instrumento globular, também conhecido por Xiante, na cor bege formado por uma cabaça (recipiente fechado) contendo vinte e quatro orifícios dispostos nas formas decorativas de triângulo e “T” alternadamente. Possui no seu interior elementos que ao se entrechocarem, golpeiam as paredes internas produzindo sons. Tais elementos podem ser sementes, pedrinhas, ou até élitros de coleóptero. A cabaça é transpassada no sentido longilíneo por uma haste de sustentação em madeira.

Guizo

O objeto conhecido como Uaum na linguagem indígena Waurá configura-se como um instrumento musical – muito trabalhoso de ser elaborado, segundo os próprios índios – tendo em vista que o seu processo de manufatura constitui-se em retirar todos os espinhos e castanhas de cada semente que o compõe. Manufaturado segundo o processo de perfuração e enfiadura, as sementes que formam o objeto, possuem orifícios pelos quais atravessam os fios de algodão, fixando-as por meio de um nó do tipo quadrado.

Flauta

O objeto conhecido como Kawokatãi, na língua Waurá, configura-se como uma flauta de reta com aeroduto, instrumento de sopro caracterizado pela presença de uma secção do tubo através do qual a corrente de ar é dirigida contra o gume mais o defletor. Este instrumento ritual, é usado em secções de cura, possuindo um som muito agradável, segundo o próprio artesão. As mulheres não podem ver esta flauta quando está sendo executada alguma canção em situação ritual. Yutá enfatizou que abriria uma exceção à colecionadora, porque entendia o seu interesse pela música.