Exibindo: 34 RESULTADOS

Máscara

O objeto conhecido como Eiusi Eneja Ytewo na língua waurá, configura-se como uma máscara xinguana de perereca fêmea nas cores preto e vermelho, caracterizada por uma moldura oval de madeira roliça, servindo de “bastidor” para tecer, com fios de algodão, a cara da máscara. Sobre o tecido foram pintados motivos gráficos e ornamentais, representante do mito Apapaatai, mantendo interfaces com o sistema de cura xamânica, denominados de Kulupiene além de representados os olhos protuberantes e a boca de mandíbula de piranha de onde parte uma espécie de borla de algodão decorado. É guarnecida de franja de buriti, para ocultar o rosto. A figuração dos quatro membros foi feita de galhos recobertos de fios tingidos de algodão.

Manga

O objeto conhecido como Sapukuyawá Uapi Enejo Uona na língua Waurá, configura-se como uma manga direita, utilizada na altura do bíceps, como parte de uma indumentária utilizada em rituais. O objeto caracteriza-se como inúmeros fios de buriti colocados em posição paralela desde sua extremidade superior até o meio do seu corpo, em cordéis trançados do mesmo material. Manufaturada de acordo com a técnica nó cabeça de calhandra, o objeto apresenta toda a sua franja, fixada de maneira apertada e extremamente próximas.

Máscara

O objeto conhecido como Kapulo Tenejo Ytewo na língua waurá, configura-se como uma Máscara Xinguana Macaco Preto ou Máscara de Kapulo macho, representante do mito Apapaatai, mantendo interfaces com o Sistema de Cura Xamânica. Apresenta-se como um corpo vazado de modelagem trançada, constituído de amarração de fasquias da nervura da folha do buriti presas entre si, mediante trançado torcido semi-rígido. As fasquias são enfeixadas em espiral para formar o pescoço e o rabo. Todo o objeto é coberto de algodão, dando ideia de carne e couro revestindo o esqueleto. O rosto plano e quadrado, é modelado em cera, com olhos e nariz protuberantes, a boca é representada por mandíbula de piranha, com uma espécie de borla que sai por entre os dentes. Do aro terminal pende uma saia do tipo Franja de Palha, que cobre o rosto do portador.

Escarificador

O objeto conhecido como Yuma Piuala na língua Waurá, configura-se como um objeto de toucador, também denominado de Sarjador, utilizado para de sangrar a pele e fortalecer o corpo. O objeto apresenta-se por um pedaço de madeira alongada e de diâmetro pequeno; provido de uma série de pequenos e agudos dentes do peixe cachorra, encravados junto à extremidade considerada superior e fixados atrás por meio de um grosso cordão de algodão – decorado com pigmento fêmea em formas geométricas – que volteia os dentes e a parte superior da madeira, tingida de vermelho. O objeto apresenta ainda, na parte superior, envolta no cordão, passando por detrás da arcada dentária do peixe, e com suas extremidades aparentes nas duas laterais do objeto; fios de buriti tingido de pigmento negro. Os motivos gráficos e ornamentais deste objeto são denominados de kulupiene entre os waurá.

Máscara

O objeto conhecido como Atujuá Apajanau Ynãi na língua waurá, configura-se como uma Máscara Xinguana Roda-capuz ou Máscara de Atujuá macho, representante do mito Apapaatai, mantendo interfaces com o Sistema de Cura Xamânica, caracterizada por um disfarce de grandes dimensões. É composto de capuz circular trançado de flabelos de buriti, segundo a técnica de entretorcimento.

Máscara

O objeto conhecido como Kapulo Tenejo Ytewo na língua waurá, configura-se como uma Máscara Xinguana Macaco Preto ou Máscara de Kapulo fêmea, representante do mito Apapaatai, mantendo interfaces com o Sistema de Cura Xamânica. Apresenta-se como um corpo vazado de modelagem trançada, constituído de amarração de fasquias da nervura da folha do buriti presas entre si, mediante trançado torcido semi-rígido. As fasquias são enfeixadas em espiral para formar o pescoço e o rabo. Todo o objeto é coberto de algodão, dando ideia de carne e couro revestindo o esqueleto. O rosto plano e quadrado, é modelado em cera, com olhos e nariz protuberantes, a boca é representada por mandíbula de piranha, com uma espécie de borla que sai por entre os dentes. Do aro terminal pende uma saia do tipo Franja de Palha, que cobre o rosto do portador.

Máscara

O objeto conhecido como Awaulu Enoja Yteno na linguagem indígena Waurá, configura-se como uma máscara de raposa fêmea, apresentando-se como uma carantona de madeira figurando a cabeça, com olhos protuberantes de cera de abelha e pedaço de concha e dentes de madeira, pescoço de fibra vegetal trançada em forma de cone e presa ao trançado, uma saia do tipo franja de palha. Esta máscara macho acompanha seu par fêmea e é usada em festa de Sapukayawa. O artesão afirmou ter levado aproximadamente cinco dias fazendo o par de máscaras.

Manga

O objeto conhecido como Sapukuyawá Uapi Enejo Uona na língua Waurá, configura-se como uma manga direita, utilizada na altura do bíceps, como parte de uma indumentária utilizada em rituais. O objeto caracteriza-se como inúmeros fios de buriti colocados em posição paralela desde sua extremidade superior até o meio do seu corpo, em cordéis trançados do mesmo material. Manufaturada de acordo com a técnica nó cabeça de calhandra, o objeto apresenta toda a sua franja, fixada de maneira apertada e extremamente próximas.

Calça

O objeto conhecido como Sapukuyawá Uapi Eneja Uputo na língua waurá, configura-se como indumentária e arranjo de decoro utilizados em rituais. O objeto apresenta inúmeros fios de buriti colocados em posição paralela, fixadas desde sua extremidade superior até todo o comprimento do seu corpo, em cordéis trançados, do mesmo material. Manufaturado de acordo com a técnica nó cabeça de calhandra, o objeto apresenta toda a sua franja, fixada de maneira apertada e extremamente próximas.