Exibindo: 313 RESULTADOS

Flecha

O objeto caracteriza-se por ser uma rama perfurante usada como projétil do arco. Constitui-se de uma ponta de madeira aguçada e endurecida ao fogo, carecendo de vareta (talisca de bambu) com aproximadamente um centímetro de diâmetro. Como recurso decorativo, próximo das extremidades da talisca, há a presença de palha contornando-a. Foi elaborada segundo a técnica de montagem. Caracteriza-se por ser um armamento destinado à caça de pequenos animais.

Banco Ornitoformo

O objeto foi talhado em um só bloco de madeira, representando um animal bípede, da categoria das aves, levemente ovalado, tendo como base dois trilhos sem prolongamentos. O assento termina nas duas extremidades com duas cabeças e um rabo. Como recurso decorativo, tem a presença de pinturas na cor preta do tipo grafismo. Pode também ser considerado como decorações a própria forma do objeto.

Propulsor

O objeto configura-se como uma tabuleta de madeira talhada em forma de ampulheta com um furo na parte mediana, afinando na sua parte distal (próximo à ponta) e prolongando-se em vara que termina com um gancho. O furo serve para introduzir o indicador que facilita o arremesso do dardo. É uma arma de arremesso do tipo complexa, que atira o dardo e por isso, é denominado de propulsor de dardo. O objeto apresenta o acabamento da sua feito de linha de algodão na cor natural. O propulsor está caindo em desuso em um momento em que a festa do Yawari começa a ter mudanças: para não machucar os participantes da festa eles estão preferindo lançar os dardos com a mão ao invés de usar o propulsor.

Pente singelo de duas hastes

O objeto caracteriza-se por ser usado no toucador, constituído por duas barras transversais, sendo que uma é formada por hastes de madeira (superior) e a outra é formada pelo arremate de fios de palha (fibra vegetal -inferior), dado segundo a técnica do contra torcido combinado que é um trabalho em trama, uma torção executada em movimento unificado com o uso de quatro fios, que depois de pronto, apresenta a forma de trança. Entre as barras se inserem lascas de piaçava paralelas fixadas pelo entrelaço de fios de palha (fibra vegetal) pela técnica do trançado do tipo entretecido sarjado, correspondendo no trançado, à técnica de entrecruzar. Define-se no entretecimento em tear de urdidura e trama no sentido diagonal, segundo a fórmula 2/2, 2/3, 3/1 e etc, proporcionando o desenvolvimento de uma variedade de motivos ornamentais, como neste caso formam linhas sinuosas paralelas.

Borduna circular lisa

O objeto é uma arma contundente de choque, é de madeira pesada e de secção reta transversal circular, alisada na superfície externa. Foi elaborada segundo a técnica do entalhe. No seu cabo apresenta um sulco de mais ou menos dois centímetros localizado no segmento superior, e de diâmetro maior do que o cinto de separação, que tem fixo um trançado do tipo sarjado, correndo a trama em sentido reto, embora o resultado seja em listras diagonais na cor preta, e também considerado como recurso decorativo. O corpo da arma e sua extremidade basal apresentam-se também com a madeira alisada e sem recursos decorativos.

Ponta de flecha

O objeto caracteriza-se por ser uma ponta de madeira aguçada e endurecida no fogo. Foi elaborada conforme a técnica do entalhe, não apresentando recursos decorativos.

Arco

O objeto caracteriza-se por ser uma peça do tipo arma de arremesso complexo, e especificamente é um arco elipsoidal e de definição: “é um arco cujo corte transversal assemelha-se a uma elipse, isto é, achatado com as arestas arredondadas. Foi elaborado conforme a técnica do entalhe e apresenta sua superfície alisada. As extremidades tem sua forma mais afinada, devido a finalidade de fixar a corda (fibra vegetal), tais extremidades são chamadas ombro do arco. O arco é uma arma com a qual se atiram flechas. O objeto não apresenta recursos decorativos e a madeira que foi feito o arco apresenta partes claras que realçam na sua cor escura.

Uluri

O objeto tem sua designação em língua Bakairí, difundida por toda área do Alto Xingu, para uma minúscula tanga feminina. Consta de um triângulo de entrecasca de árvore, medindo os maiores cinco vírgula cinco (5,5) centímetros de comprimento, de cujo vértice, voltado para baixo, pende um cordel perinal. O uluri é suspenso por outro cordel atado a um cinto de fios que contornam as cadeiras. Tanto a entrecasca de árvores, os fios e os cordéis (fios de buriti) são de fibra vegetal.

Fazedor de fogo

O objeto caracteriza-se por uma peça de forma retangular. Foi elaborado conforme as técnicas de montagem e de amarração. Pela técnica de montagem ocorreu a formação de uma espécie de base formada pela justaposição de pedaços de varetas de bambu cortadas ao meio; e a técnica de amarração proporcionou a fixação desses pedaços de nó do tipo nó simples, cuja laçada seguinte aborda o pedaço de vareta seguinte. Os pedaços de vareta são no total de oito e essa engenharia ocasionou a elaboração de uma base rígida. Não apresenta recurso decorativo e sua cor é o tom natural da sua matéria-prima, o bambu.