O objeto caracteriza-se por ser uma rama perfurante usada como projétil do arco. Constitui-se de uma ponta de madeira aguçada e endurecida ao fogo, carecendo de vareta (talisca de bambu) com aproximadamente um centímetro de diâmetro. Como recurso decorativo, próximo das extremidades da talisca, há a presença de palha contornando-a. Foi elaborada segundo a técnica de montagem. Caracteriza-se por ser um armamento destinado à caça de pequenos animais.
Não informado
Cachimbo
Aparelho de fumador feito de barro; em cor natural marrom; compõe-se de um fornilho onde se coloca diversos tipos de estimulantes psicoativadores e narcotizantes usado para consumo, como o tabaco, e de um aspirador; possui forma cônica com abertura do fornilho grande, terminando em um pequeno orifício, o aspirador.
Propulsor
O objeto configura-se como uma tabuleta de madeira talhada em forma de ampulheta com um furo na parte mediana, afinando na sua parte distal (próximo à ponta) e prolongando-se em vara que termina com um gancho. O furo serve para introduzir o indicador que facilita o arremesso do dardo. É uma arma de arremesso do tipo complexa, que atira o dardo e por isso, é denominado de propulsor de dardo. O objeto apresenta o acabamento da sua feito de linha de algodão na cor natural. O propulsor está caindo em desuso em um momento em que a festa do Yawari começa a ter mudanças: para não machucar os participantes da festa eles estão preferindo lançar os dardos com a mão ao invés de usar o propulsor.
Borduna circular lisa
O objeto é uma arma contundente de choque, é de madeira pesada e de secção reta transversal circular, alisada na superfície externa. Foi elaborada segundo a técnica do entalhe. No seu cabo apresenta um sulco de mais ou menos dois centímetros localizado no segmento superior, e de diâmetro maior do que o cinto de separação, que tem fixo um trançado do tipo sarjado, correndo a trama em sentido reto, embora o resultado seja em listras diagonais na cor preta, e também considerado como recurso decorativo. O corpo da arma e sua extremidade basal apresentam-se também com a madeira alisada e sem recursos decorativos.
Ponta de flecha
O objeto caracteriza-se por ser uma ponta de madeira aguçada e endurecida no fogo. Foi elaborada conforme a técnica do entalhe, não apresentando recursos decorativos.
Arco
O objeto caracteriza-se por ser uma peça do tipo arma de arremesso complexo, e especificamente é um arco elipsoidal e de definição: “é um arco cujo corte transversal assemelha-se a uma elipse, isto é, achatado com as arestas arredondadas. Foi elaborado conforme a técnica do entalhe e apresenta sua superfície alisada. As extremidades tem sua forma mais afinada, devido a finalidade de fixar a corda (fibra vegetal), tais extremidades são chamadas ombro do arco. O arco é uma arma com a qual se atiram flechas. O objeto não apresenta recursos decorativos e a madeira que foi feito o arco apresenta partes claras que realçam na sua cor escura.
Flecha espeque
O objeto caracteriza-se por ser uma rama perfurante usada como projétil do arco. Constitui-se de uma ponta de madeira aguçada e endurecida ao fogo, carecendo de vareta (talisca de bambu) com aproximadamente um centímetro de diâmetro. Caracteriza-se por ser um armamento destinado à caça de pequenos animais. Como recurso decorativo, próximo das extremidades da talisca, há a presença de palha contornando-a. Foi elaborada segundo a técnica de montagem.
Cesto
O objeto caracteriza-se por ser uma peça do tipo de um trançado de caça e pesca, sendo especificamente usado como armadilha de pesca. O objeto é um cesto de largura considerável e de formado que lembra um bumerangue, pois seu vértice superior é possivelmente o maior de todos do objeto, podendo classificá-lo como obtuso. No seu interior tem um cone de tamanho maior do que a metade da altura do corpo do objeto. Foi elaborado conforme a técnica do trançado hexagonal triangular. Não apresenta recursos decorativos e sua cor é o tom natural de palha.
Nassa
O objeto caracteriza-se por ser uma peça do tipo de um trançado de caça e pesca, sendo especificamente usado como armadilha de pesca. O objeto é um cesto cilíndrico afunilado para a extremidade posterior, com reforço de anéis de cipó, provido de um cone (“coração”) interno, ocupando metade da extensão do cesto, feito de varetas soltas, mas muito próximas umas das outras. O cone interno se abre quando o peixe penetra na armadilha e se fecha à sua passagem. É empregado em águas encachoeiradas cercado de uma barragem para obrigar o peixe a entrar na armadilha. Não apresenta recursos decorativos. Foi elaborado conforme a técnica do trançado do tipo torcido vertical, que consiste em um par de fios lançados sobre si mesmos que simultaneamente, em cada meia volta, entretecem um elemento da urdidura que corre em sentido perpendicular envolvendo-o transversalmente. Pode também ser chamado de Jequi.