Exibindo: 4 RESULTADOS

Cesto

O objeto, conhecido como Maiakutãe na língua indígena Waurá, configura-se como um cesto do tipo gameliforme que caracteriza-se por ser uma espécie de recipiente e/ou cargueiro (transportado sobre a cabeça). De borda alargada e diâmetro equivalente ao da base, o bojo deste cesto, assume um formato proporcional no sentido altura e largura, apresentando a sua base em uma conformação quadrada. Manufaturado segundo as técnicas do Sarjado, o objeto demonstra a sua trama disposta nos sentidos reto e oblíquo, produzindo um efeito diagonal ao perpassar dos elementos da sua urdidura, dando lugar a uma multiplicidade de desenhos geométricos, especificados pelo cruzamento diagonal, salientados pela utilização do pigmento negro e vermelho, utilizado como artifício de ornamentação. O objeto apresenta ainda um fio de buriti, amarrado em sua borda, assumindo a função de alga. Os motivos gráficos e ornamentais desta peça, são conhecidos entre os Waurá, como Kajujuto Tapaka.

Cesto

O objeto, conhecido como Tirumakanatãi na língua indígena Waurá, configura-se como um cesto do tipo gameliforme que caracteriza-se por ser uma espécie de recipiente e/ou cargueiro (transportado sobre a cabeça). De borda alargada e diâmetro superior ao da base, o bojo deste cesto, assume um formato longilíneo, alargado em sua metade superior, apresentando a sua base em uma conformação quadrada. Manufaturado segundo as técnicas do Sarjado, o objeto demonstra a sua trama disposta nos sentidos reto e oblíquo, produzindo um efeito diagonal ao perpassar dos elementos da sua urdidura, dando lugar a uma multiplicidade de desenhos geométricos, especificados pelo cruzamento diagonal, salientados pela utilização do pigmento negro, utilizado como artifício de ornamentação. O objeto apresenta ainda, nas extremidades de sua base, quatro borlas coloridas, manufaturadas de acordo com a técnica de amarração, que consiste na fixação entre si de cordões de algodão, presos por um atilho à parte em espiral. Assumindo a função de alça, encontra-se no objeto, um único fio de buriti, amarrado em sua borda.

Cesto

O objeto, conhecido como Maiakutãi na língua indígena Waurá, configura-se como um cesto do tipo gameliforme que caracteriza-se por ser uma espécie de recipiente e/ou cargueiro (transportado sobre a cabeça). De borda alargada e diâmetro equivalente ao da base, o bojo deste cesto, assume um formato proporcional no sentido a altura e largura, apresentando a sua base em uma conformação quadrada. Manufaturado segundo as técnicas do Sarjado, o objeto demonstra a sua trama disposta nos sentidos reto e oblíquo, produzindo um efeito diagonal ao perpassar dos elementos da sua urdidura, dando lugar a uma multiplicidade de desenhos geométricos, especificados pelo cruzamento diagonal, salientados pela utilização do pigmento negro, utilizado como artifício de ornamentação.Assumindo a função de alça, encontra-se no objeto, um único fio de buriti, preso no corpo da sua borda. Os motivos gráficos e ornamentais deste objeto são conhecidos como Pauá Piná, na lateral maior; Kupato Onapo, na lateral menor e Atujuapaka, no fundo.

Cesto

O objeto, conhecido como Tirumakanatãi na língua indígena Waurá, configura-se como um cesto do tipo gameliforme que caracteriza-se por ser uma espécie de recipiente e/ou cargueiro (transportado sobre a cabeça). De borda alargada e diâmetro superior ao da base, o bojo deste cesto, assume um formato longilíneo, alargado em sua metade superior, apresentando a sua base em uma conformação quadrada. Manufaturado segundo as técnicas do Sarjado, o objeto demonstra a sua trama disposta nos sentidos reto e oblíquo, produzindo um efeito diagonal ao perpassar dos elementos da sua urdidura, dando lugar a uma multiplicidade de desenhos geométricos, especificados pelo cruzamento diagonal, salientados pela utilização do pigmento vermelho, utilizado como artifício de ornamentação. O objeto apresenta ainda, nas extremidades de sua base, três borlas, sendo duas em tom natural e uma nas cores natural, preta e amarela, manufaturadas de acordo com a técnica de amarração, que consiste na fixação entre si de cordões de algodão, presos por um atilho à parte em espiral. Assumindo a função de alça, encontra-se no objeto, um único fio de buriti, amarrado em sua borda. Os motivos gráficos e ornamentais deste objeto são conhecidos como Kulupiene na lateral e Mepinaku no fundo.