Exibindo: 24 RESULTADOS

Pote

O objeto conhecido como Mutsukuri na língua waurá, configura-se como um pote de cerâmica, vasilha utilitária de bocal largo e tamanho avantajado, utilizada para carregar e armazenar água. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior e tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta zoomorfos esculpidos, pintura e grafismo, nas cores preta e vermelha, denominados de Imitseune. Este objeto é tido pelos moradores da aldeia, como muito difícil de ser elaborado e, um dos artefatos de cerâmica mais belos.

Panela

O objeto conhecido como Makula, na língua Waurá, configura-se configura-se como uma panela de cerâmica, do tipo gameliforme, em forma de gamela, baixa, atarracada, com o diâmetro da borda aproximadamente igual ao da base. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que o seu exterior apresenta motivos gráficos e ornamentais na cor vermelha e preta, denominados de kulupeni e weri weri.

Panela

O objeto conhecido como Ewejo Kana, na linguagem Waurá, configura-se como uma panela de cerâmica zoomorfa, no formato do mamífero macaco preto, do tipo alguidariforme, em forma alguidar, larga, rasa e oval. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta os seus motivos ornamentais na cor marrom.

Panela

O objeto conhecido como Yerupohokana na linguagem Waurá, configura-se como uma panela de cerâmica zoomorfa, do tipo alguidariforme, em forma alguidar, larga, rasa e oval. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta os seus motivos ornamentais nas cores marrom e negra.

Panelinha cinzeiro

O objeto conhecido Mutsukuritãetsãi, configura-se como sendo uma panelinha cinzeiro, muito pequena usada comer peixe individualmente, pertencendo normalmente a criança e adolescentes. É uma vasilha de cerâmica em forma de gamela, baixa, atarracada, com o diâmetro da borda aproximadamente igual ao da base. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima, ainda que se configure como uma típica peça de arte turística de péssima qualidade. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta-se motivos gráficos e ornamentais na cor negra sobre o fundo natural, conhecidos como Kupato, imitswene pala palala.

Panelinha cinzeiro

O objeto conhecido Mutsukuritãetsãi, configura-se como sendo uma panelinha cinzeiro, muito pequena usada comer peixe individualmente, pertencendo normalmente a criança e adolescentes. É uma vasilha de cerâmica em forma de gamela, baixa, atarracada, com o diâmetro da borda aproximadamente igual ao da base. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima, ainda que se configure como uma típica peça de arte turística de péssima qualidade. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta-se motivos gráficos e ornamentais na cor negra sobre o fundo natural, conhecidos como Kupato, hatalaká e pala palala.

Máscara

O objeto conhecido como Kiakiá Ytewo na língua waurá, configura-se como uma máscara xinguana coruja, representada por um rosto de tela de buriti trançada, recoberta de fios de kuapi entretorcidos, com olhos e nariz de cera protuberantes, apresentando um conjunto de penas peitorais e talvez caldais, nas cores preta e amarela, respectivamente, presas nas duas extremidades superiores da cabeça. Apresentando ainda, motivos gráficos e ornamentais nas cores pretas e vermelha, denominados de Kulupiene e Pala Palala. Presa à tela trançada, encontra-se uma saia de fios de buriti, finos e grossos, do tipo Franja de Palha.

Panela

O objeto conhecido como Tsak Tsak, configura-se como uma panela de cerâmica do tipo gameliforme, em forma de gamela, baixa, atarracada, com o diâmetro da borda aproximadamente igual ao da base. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta-se motivos gráficos e ornamentais nas cores preta e vermelha, denominado kulupiene e weri weri.

Panela

O objeto conhecido como Awaulu Kana, na linguagem Waurá, configura-se como uma panela de cerâmica zoomorfa, no formato do mamífero raposo, do tipo alguidariforme, em forma alguidar, larga, rasa e oval. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta os seus motivos ornamentais nas cores preta e marrom.

Panelinha cinzeiro

O objeto conhecido Mutsukuritãetsãi, configura-se como sendo uma panelinha cinzeiro, muito pequena usada comer peixe individualmente, pertencendo normalmente a criança e adolescentes. É uma vasilha de cerâmica em forma de gamela, baixa, atarracada, com o diâmetro da borda aproximadamente igual ao da base. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima, ainda que se configure como uma típica peça de arte turística de péssima qualidade. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que na parte externa apresenta-se motivos gráficos e ornamentais na cor negra sobre o fundo natural, conhecidos como Hatalaká.