O objeto conhecido como Eiusi Eneja Ytewo na língua waurá, configura-se como uma máscara xinguana de perereca fêmea nas cores preto e vermelho, caracterizada por uma moldura oval de madeira roliça, servindo de “bastidor” para tecer, com fios de algodão, a cara da máscara. Sobre o tecido foram pintados motivos gráficos e ornamentais, representante do mito Apapaatai, mantendo interfaces com o sistema de cura xamânica, denominados de Kulupiene além de representados os olhos protuberantes e a boca de mandíbula de piranha de onde parte uma espécie de borla de algodão decorado. É guarnecida de franja de buriti, para ocultar o rosto. A figuração dos quatro membros foi feita de galhos recobertos de fios tingidos de algodão.
Grafismo
Cachimbo
Aparelho de fumador feito de barro; em cor natural marrom; compõe-se de um fornilho onde se coloca diversos tipos de estimulantes psicoativadores e narcotizantes usado para consumo, como o tabaco, e de um aspirador; possui forma cônica com abertura do fornilho grande, terminando em um pequeno orifício, o aspirador.
Máscara
O objeto conhecido como Sapukuyawá Eneja Ytewo na língua waurá, configura-se como uma máscara trançada calça-e-camisa ou máscara de Apapaatai, mantendo interfaces com o sistema de cura xamânica. A máscara apresenta-se como um capuz, manufaturado segundo a técnica do trançado com palha de buriti, tendo uma madeira entalhada no ápice, em forma de peixe, mantendo na base um véu de palha de buriti, transpassado na extremidade superior, por um bastão de madeira, além de borlas vermelhas dependuradas. Na representação do rosto, olhos protuberantes e boca de mandíbulas de piranha. O objeto apresenta motivos gráficos e ornamentais, nas cores preta e vermelha, denominado de kulupiene.
Máscara
O objeto conhecido como Ewejo Enejo Ytewo na língua waurá, configura-se como uma máscara xinguana Capuz Tecido ou Máscara de ariranha macho, que apresenta-se como uma moldura oval de madeira roliça, servindo de “bastidor” para tecer, com fios de algodão, a “cara” da máscara. Sobre o tecido encontram-se motivos gráficos, na cor preta, denominado Kulupiene; além de figuras dos olhos, nariz e boca. É guarnecida de franja de seda de buriti; para ocultar o rosto, e acompanhada de saia da mesma matéria-prima. A parte oval não é colocada diante do rosto mas, obliquamente para cima. O dançarino enxerga através da guarnição de franjas.
Cachimbo
Aparelho de fumador feito de barro enegrecido; compõe-se de um fornilho onde se coloca diversos tipos de estimulantes psicoativadores e narcotizantes usado para consumo, como o tabaco, e de um aspirador; possui forma cônica com abertura do fornilho grande, terminando em um pequeno orifício, o aspirador.
Cachimbo
Aparelho de fumador feito de barro; em cor natural marrom; compõe-se de um fornilho onde se coloca diversos tipos de estimulantes psicoativadores e narcotizantes usado para consumo, como o tabaco, e de um aspirador; possui forma cônica com abertura do fornilho grande, terminando em um pequeno orifício, o aspirador.
Máscara
O objeto conhecido como Koju Enejo Ytewo na língua waurá, configura-se como uma máscara xinguana de Tucano Macho, representante do mito Apapaatai, fazendo interfaces com o sistema de cura xamânica. A máscara apresenta-se como uma espécie de capacete conoidal, manufaturado segundo a técnica do trançado torcido com palha de buriti; tendo no ápice um pedaço de madeira entalhada no formato do bico da ave tucano, decorado com motivos gráficos e ornamentais, nas cores preto, vermelho e amarelo. Na base, a máscara possui uma espécie de saiote de palha de buriti.
Ralador
O objeto conhecido como lyna na língua waurá, configura-se como um ralador retangular plano, prancha de madeira embutida de espinhos de buriti, apontados um a um com dentes de piranha, apresentando motivos gráficos e ornamentais conhecidos entre os Waurá, como Kulupiene, que foram pirografados no objeto. Todos os moradores da aldeia que viram o ralador, o consideraram muito bem feito. As mulheres da casa onde ficou hospedada a colecionadora, demonstraram desejo de possuir um igual, pois atualmente eles utilizam restos de latas de óleo furados com prego, presas a uma estrutura de madeira com um ralador de mandioca. Além de não acharem bonito um ralador deste tipo, as mulheres reclamam que sua durabilidade é menor que do Iynã original.
Panela
O objeto conhecido como Itsakana, na língua Waurá, configura-se como uma panela-canoa de cerâmica, do tipo alguidariforme, em forma alguidar, larga, rasa e oval. Manufaturado de acordo com o processo de elaboração de cerâmica, o objeto passou pelos procedimentos de modelagem, secagem, raspagem, lixamento, alisamento e queima. O objeto apresenta o seu interior tingido de negro, enquanto que o seu exterior apresenta motivos gráficos e ornamentais denominados de Palapalalo e Mepinhaku. Segundo os índios da aldeia, a artesã não sabe desenhar direito, para eles ela fez o objeto com preguiça.
Máscara
O objeto conhecido como Sapukuyawá Eneja Ytewo na língua waurá, configura-se como uma máscara trançada calça-e-camisa ou máscara de peixe cachorro macho, representante do mito Apapaatai, mantendo interfaces com o sistema de cura xamânica. A máscara apresenta-se como um capuz, manufaturado segundo a técnica do trançado com palha de buriti, tendo uma madeira entalhada no ápice, em forma de peixe, mantendo na base um véu de palha de buriti, transpassado na extremidade superior, por um bastão de madeira, além de borlas vermelhas dependuradas. Na representação do rosto, olhos protuberantes e boca de mandíbulas de piranha. O objeto apresenta motivos gráficos e ornamentais, nas cores preta e vermelha, denominado de kulupiene.