O objeto conhecido como Eiusi Eneja Ytewo na língua waurá, configura-se como uma máscara xinguana de perereca fêmea nas cores preto e vermelho, caracterizada por uma moldura oval de madeira roliça, servindo de “bastidor” para tecer, com fios de algodão, a cara da máscara. Sobre o tecido foram pintados motivos gráficos e ornamentais, representante do mito Apapaatai, mantendo interfaces com o sistema de cura xamânica, denominados de Kulupiene além de representados os olhos protuberantes e a boca de mandíbula de piranha de onde parte uma espécie de borla de algodão decorado. É guarnecida de franja de buriti, para ocultar o rosto. A figuração dos quatro membros foi feita de galhos recobertos de fios tingidos de algodão.
Dentes de piranha
Máscara
O objeto conhecido como Sapukuyawá Eneja Ytewo na língua waurá, configura-se como uma máscara trançada calça-e-camisa ou máscara de Apapaatai, mantendo interfaces com o sistema de cura xamânica. A máscara apresenta-se como um capuz, manufaturado segundo a técnica do trançado com palha de buriti, tendo uma madeira entalhada no ápice, em forma de peixe, mantendo na base um véu de palha de buriti, transpassado na extremidade superior, por um bastão de madeira, além de borlas vermelhas dependuradas. Na representação do rosto, olhos protuberantes e boca de mandíbulas de piranha. O objeto apresenta motivos gráficos e ornamentais, nas cores preta e vermelha, denominado de kulupiene.
Máscara
O objeto conhecido como Yuma Eneja Ytewo na língua waurá, configura-se como uma máscara xinguana de Yuma (Pirarara) fêmea, representante do mito Apapaatai, mantendo interfaces com o sistema de cura xamânica; cujo o corpo é representado por 2 talhas de madeira, um pouco côncavas e cilíndricas, presas uma a outra por fios de buriti, que adentram orifícios opostos, totalizando 3 em cada lateral de ambas as partes. O entalhe que configura a fronte, demonstra a representação do rosto, a partir de olhos de cera protuberantes e boca de mandíbula de piranha, com uma espécie de borla de fios de kuapi ao natural que sai por entre os dentes, por sobre um fundo liso e cor natural, provido de alguns motivos gráficos e ornamentais, nas cores mostarda e preta, ao redor. O restante deste entalhe apresenta motivos gráficos e ornamentais, nas 3 cores já citadas, conhecidos como Kulupiene e Ogana Paakai. O entalhe que representa as costas da máscara apresenta-se inteiramente pintada, de maneira vertical, nas cores vermelha ao centro e preta nas extremidades. Presa ao corpo da máscara, na parte superior, encontram-se dois chumaços de buriti tingidos de vermelho, em cada lado oposto. Na extremidade inferior, encontra-se uma saia do tipo Franja de Palha, também de buriti, tingido de vermelho e preto.
Máscara
O objeto conhecido como Yuma Eneja Ytewo na língua waurá, configura-se como uma máscara xinguana de Yuma (Pirarara) macho, representante do mito Apapaatai, mantendo interfaces com o sistema de cura xamânica; cujo o corpo é representado por 2 talhas de madeira, um pouco côncavas e cilíndricas, presas uma a outra por fios de buriti, que adentram orifícios opostos, totalizando 3 em cada lateral de ambas as partes. O entalhe que configura a fronte, demonstra a representação do rosto, a partir de olhos de cera protuberantes e boca de mandíbula de piranha, com uma espécie de borla de fios de kuapi ao natural que sai por entre os dentes, por sobre um fundo liso e cor natural, provido de alguns motivos gráficos e ornamentais, nas cores preta, ao redor. O restante deste entalhe apresenta motivos gráficos e ornamentais, nas 3 cores já citadas, conhecidos como Kulupiene e Ogana Paakai. O entalhe que representa as costas da máscara apresenta-se inteiramente pintada, de maneira vertical, nas cores vermelha ao centro e preta nas extremidades. Presa ao corpo da máscara, na parte superior, encontram-se dois chumaços de buriti tingidos de negro, em cada lado oposto. Na extremidade inferior, encontra-se uma saia do tipo Franja de Palha, também de buriti, tingido de preto.
Máscara
O objeto conhecido como Sapukuyawá Eneja Ytewo na língua waurá, configura-se como uma máscara trançada calça-e-camisa ou máscara de peixe cachorro macho, representante do mito Apapaatai, mantendo interfaces com o sistema de cura xamânica. A máscara apresenta-se como um capuz, manufaturado segundo a técnica do trançado com palha de buriti, tendo uma madeira entalhada no ápice, em forma de peixe, mantendo na base um véu de palha de buriti, transpassado na extremidade superior, por um bastão de madeira, além de borlas vermelhas dependuradas. Na representação do rosto, olhos protuberantes e boca de mandíbulas de piranha. O objeto apresenta motivos gráficos e ornamentais, nas cores preta e vermelha, denominado de kulupiene.
Máscara
O objeto conhecido como Eiusi Eneja Ytewo na língua waurá, configura-se como uma máscara xinguana de perereca macho nas cores preto e vermelho, caracterizada por uma moldura oval de madeira roliça, servindo de “bastidor” para tecer, com fios de algodão, a cara da máscara. Sobre o tecido foram pintados motivos gráficos e ornamentais, representante do mito Apapaatai, mantendo interfaces com o sistema de cura xamânica, denominados de Kulupiene além de representados os olhos protuberantes e a boca de mandíbula de piranha de onde parte uma espécie de borla de algodão decorado. É guarnecida de franja de buriti, para ocultar o rosto. A figuração dos quatro membros foi feita de galhos recobertos de fios tingidos de algodão.