Exibindo: 4 RESULTADOS

Bastão

O bastão da Máscara Apsa Filha, configura-se como parte de um equipamento de cerimônia de aspiração do ser sobrenatural Apasa, representante do mito apapaatai, que leva as almas dos mortos. O objeto apresenta-se como um caule de madeira em sentido retilíneo, inteiramente tingido pelo pigmento vermelho.

Bastão

O bastão da Máscara Apsa Apai, configura-se como parte de um equipamento de cerimônia de aspiração do ser sobrenatural Apasa, representante do mito apapaatai, que leva as almas dos mortos. O objeto apresenta-se como um caule de madeira em sentido retilíneo, inteiramente tingido pelo pigmento vermelho.

Bastão

O bastão da Máscara Apsa Mãe, configura-se como parte de um equipamento de cerimônia de aspiração do ser sobrenatural Apasa, representante do mito apapaatai, que leva as almas dos mortos. O objeto apresenta-se como um caule de madeira em sentido retilíneo, inteiramente tingido pelo pigmento vermelho.

Máscara

O objeto conhecido como Yuma Eneja Ytewo na língua waurá, configura-se como uma máscara xinguana de Yuma (Pirarara) fêmea, representante do mito Apapaatai, mantendo interfaces com o sistema de cura xamânica; cujo o corpo é representado por 2 talhas de madeira, um pouco côncavas e cilíndricas, presas uma a outra por fios de buriti, que adentram orifícios opostos, totalizando 3 em cada lateral de ambas as partes. O entalhe que configura a fronte, demonstra a representação do rosto, a partir de olhos de cera protuberantes e boca de mandíbula de piranha, com uma espécie de borla de fios de kuapi ao natural que sai por entre os dentes, por sobre um fundo liso e cor natural, provido de alguns motivos gráficos e ornamentais, nas cores mostarda e preta, ao redor. O restante deste entalhe apresenta motivos gráficos e ornamentais, nas 3 cores já citadas, conhecidos como Kulupiene e Ogana Paakai. O entalhe que representa as costas da máscara apresenta-se inteiramente pintada, de maneira vertical, nas cores vermelha ao centro e preta nas extremidades. Presa ao corpo da máscara, na parte superior, encontram-se dois chumaços de buriti tingidos de vermelho, em cada lado oposto. Na extremidade inferior, encontra-se uma saia do tipo Franja de Palha, também de buriti, tingido de vermelho e preto.