Description
O objeto configura-se como um adorno plumário na altura do bíceps. Manufaturada segundo à técnica de amarração, a peça apresenta as penas nas cores amarela, verde, azul, vermelho e preto, misturada, fixadas em fios de buriti, através do "nó cabeça de calhandra", que é a técnica de entrelaçar com enodação, ou seja, duas laçadas simples perpassando a argola pendente situando-se como cordel - amarilho, preso ao cordel - base de fibra de algodão, que serve como sustentáculo para a produção do objeto. O objeto possui extremidades, constituídas de fibras de algodão, livres e longas, com o comprimento necessário ao fim que se destina.
Title
Braçadeira emplumada
Origem do dado
Número da ficha
510
Tipo do acervo
Artefato_id
556
Ano
1997
Pais de origem
Data de criação
27 de fevereiro de 2012
Bibliografia
G. Ribeiro, Berta 1988 - dicionário do Artesanato Indígena. SP. Ed: Itatiaia Ltda
Observações
O colecionador em sua documentação de campo: Inventário e Ficha de Identificação, afirma ser este objeto, uma diadema de plumas. Porém, pesquisas realizadas no interior do CD/MAE, definem o mesmo como braçadeira emplumada.||
Estado de origem
Cidade de origem
Data de cadastro
2012-02-27 09:45:13
Material
Estado de conservação
Bom
Funcionários
Outros números
102
Número de registro
XI-102.0
Item mãe
XI-102
Modo de aquisição
Compra
Dados históricos
O objeto foi manufaturado em 1997, por Atamai, sexo masculino, 56 anos, de etnia Waurá, residente na aldeia Piulaga. Foi comprado ainda sem uso, em 09/04/98, pela musicista Maria Ignez Mello, através do financiamento do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CADCT. O objeto foi oferecido pelo próprio Atamai à coleção e adquirida em sua residência.